Fenadoce 2023

Candidatas a Baronesas são apresentadas

Definição da próxima Corte da Fenadoce ocorre na quarta-feira, no Centro de Eventos

Foto: Carlos Queiroz - DP - Candidatas foram apresentadas na Secult

Por Lucas Kurz
[email protected]

O fim de tarde de sexta-feira foi de apresentação das candidatas ao próximo baronato da Fenadoce. São 15 mulheres, de variadas idades, perfis e histórias. Delas, três serão alçadas ao posto máximo de representação do maior evento da cidade. A escolha final ocorre já na próxima quarta-feira, às 20h, no Centro de Eventos, e segue uma série de critérios. A 29ª edição da Feira Nacional do Doce acontece entre 2 e 18 de junho de 2023.

A representante da comissão da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Adriane Silveira, diz que esse momento de concurso significa o primeiro passo da organização da festa. As 15 escolhidas foram as primeiras a se inscrever de maneira virtual. A partir disso, o concurso é dividido em três etapas. A primeira, é uma avaliação da comissão organizadora “O concurso não é de beleza. Já foi. Nós abrimos inscrições para mulheres de todas as idades que queiram representar a tradição doceira.” Essa etapa diz respeito às condições de interação, trabalho em equipe, liderança, comunicação com o público, passando, ainda, por um processo de formação.

O segundo momento é a entrevista, feita por uma comissão de jurados, constituída de cinco pessoas, com temas relacionados à história de Pelotas, tradição da cultura doceira, da Fenadoce, desenvolvimento turístico local e regional. “Elas vão mostrar o que conhecem e como elas podem representar a feira e a cidade”, explica Adriane. Por fim, o desfile, que ocorre às 20h da próxima quarta-feira, no Centro de Eventos, considerando pontos como elegância, passarela, desenvoltura e empatia com o público. Neste dia, as três baronesas serão definidas, somando os resultados das três avaliações.

Para o secretário de cultura de Pelotas, Paulo Pedrozo, este momento é o pontapé inicial para a próxima Fenadoce. “Estamos com uma expectativa muito grande, já deu para analisar as candidatas em um nível, um padrão, muito elevado de beleza, mas não é só beleza que é julgado. São vários outros quesitos.” Sobre a feira, ele reforça que o Município e a organização trabalham para que Fenadoce se torne, a cada ano, mais referência, com recordes de público e crescimentos.

Voto popular
Das 15 candidatas, definidas por ordem de inscrições, dez serão selecionadas, antes do desfile, para a grande final. Uma delas vai ser escolhida pelo voto popular. A escolha ocorre no site www.fenadoce.com.br. Outra será definida pela melhor torcida. As demais oito, serão definidas pela comissão de jurados.

Baronesas ao invés de rainha e princesas
Em 2022, a Fenadoce teve pela primeira vez baronesas ao invés de rainha e princesas. “Pelotas nunca viveu rainha e princesas. Na verdade, a nobreza era representada por baronesas. E, a partir do momento que escolhemos, não há uma hierarquia entre elas”, explica Adriane.

O primeiro trio passou por um momento difícil: foram escolhidas em novembro de 2019, mas exerceram o posto apenas em 2022, em razão da pandemia. Os mais de dois anos de espera foram de frio na barriga, explica a baronesa Taila Xavier. “Foi uma ansiedade sem fim. A gente viveu uma incerteza (...) então, quando chegou o finalzinho de 2021 a gente já estava ansiosa.” Para Julia de Melo, o legado é de alegria após tantas dificuldades. “Foi a feira de superação, a gente partiu de uma feira de muita insegurança para se tornar a maior Fenadoce que Pelotas já teve.” Já Elana Ávila comemora o fato de terem estreado esse novo formato de representação. “A gente estreou um título que vem remetendo à cultura e história de Pelotas (...) foi uma feira incrível para nós.”

Dicas à próxima Corte

Elana Ávila: “Muita gente acha que esse concurso tem algum cunho que leve à beleza. Claro, cada uma tem a sua singularidade. Mas esse é um concurso que vence aquela que mostra quem é de verdade, que sabe bem se comunicar, que sabe bem a história da cidade e que o pessoal julga que vai representar melhor a cidade.”

Taila Xavier: “É ter responsabilidade, principalmente ter maturidade. Saber se portar na frente das câmeras, das pessoas, porque a gente lida com todos os públicos, principalmente dentro da Fenadoce.”

Julia de Melo: “Deem o melhor de si, sejam vocês mesmas, porque isso é o mais importante nesse momento. Sejam humildes a ponto de conquistar as pessoas com a simpatia e a beleza que elas têm dentro delas. Se respeitem entre elas, respeitem as pessoas, que consigam ter maturidade e força de vontade para estar lá na frente e representar a Fenadoce como tem que ser”

Sobre a próxima Fenadoce
Marcada para acontecer entre 2 e 18 de junho de 2023, o próximo passo da organização da 29º edição da Fenadoce deverá ser a comercialização de estandes, a partir de janeiro. A partir disso, atrações, temática e diversos outros pontos deverão ser escolhidos.

Conheça as candidatas
Anna Julia Rockembach Dias, 22 anos
Camila Simões Pires, 30 anos
Francine Barbosa Ribeiro, 28 anos
Giulia Camacho Eisfeld, 20 anos
Jessica Lareska Teixeira Islabao, 25 anos
Juliana Pereira Bast, 20 anos
Kaiane Medina Teixeira, 31 anos
Kailaine Vigorito Quevedo, 19 anos
Larissa Dias Lima, 19 anos
Laura da Costa Leite, 19 anos
Luíza Ribeiro Gonzales, 22 anos
Mariana Rocha, 20 anos
Martaneli Gonçalves de Bittencourt, 22 anos
Pietra Rafaela Montenegro Arndt, 20 anos
Vitória Fernandes Rosa, 25 anos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Demanda se mantém em alta no Restaurante Popular Anterior

Demanda se mantém em alta no Restaurante Popular

Cultura e diversão para trabalhar a consciência desde cedo Próximo

Cultura e diversão para trabalhar a consciência desde cedo

Deixe seu comentário